Image

OCUPÁMOS TOLEDO

A coluna ocupa o Terreiro do Paço, local onde se encontram tropas da Polícia Militar a guardar os vários ministérios ali instalados.

Os carros de combate e transporte de tropas da Escola Prática de Cavalaria (EPC) comandada pelo capitão Salgueiro Maia. instalam-se no Terreiro do Paço. Cortando os acessos aos ministérios, Banco de Portugal, Marconi, Câmara Municipal de Lisboa e 1.ª Divisão da PSP.

Os oficiais da Polícia Militar que se encontram no Terreiro do Paço põem-se às ordens do capitão Salgueiro Maia. Por esta hora, sabe-se que Marcelo Caetano, líder do Governo, se encontra refugiado no Comando-Geral da GNR, no largo do Carmo.

Chega ao Terreiro do Paço um pelotão reforçado AML/Chaimite, do Regimento de Cavalaria 7, comandado pelo alferes miliciano David e Silva que, após breve conversa com o capitão Salgueiro Maia, coloca a sua força às ordens do Movimento.

Através da rede rádio é comunicado por "maior de Charlie Oito (Salgueiro Maia)" ao Posto de Comando: “Ocupámos TOLEDO (Terreiro do Paço) e controlamos BRUXELAS e VIENA (Banco de Portugal e Rádio Marconi)".


Comunicações de forças militares leais ao regime referindo A RENDIÇÃO, DE 2 CARROS DE COMBATE DO REGIMENTO DE CAVALARIA 7


Imagem: Carro de combate. Fotografia nº : 51 Registo nº : 1067 Ficheiro: opm1067.jpg [www.cd25a.uc.pt]