Image

DIÁLOGOS, ARMAS E CIVIS

O povo que, desde o início, acompanhava os acontecimentos enche completamente o largo do Carmo apoiando o Movimento das Forças Armadas.

Crianças e militares confraternizam. Fotografia nº : 25 Registo nº : 1041 [www.cd25a.uc.pt]

O coronel Abrantes da Silva, a pedido de Salgueiro Maia, entra no Quartel do Carmo para dialogar com os ocupantes.

Salgueiro Maia dá ordens para que os seus homens se instalem no cimo das varandas do edifício da Companhia de Seguros Império e fazer fogo sobre a frontaria do Carmo. Agora com armas automáticas G-3.

Multidão sobre as carrinhas militares, no dia 25 de Abril de 1974, no largo do Carmo, Lisboa.[www.cd25a.uc.pt/]

O comandante da força da EPC, na ausência de resposta dos ocupantes do Quartel do Carmo, ordena a colocação de um blindado em posição de tiro.
 
É interrompido pelo tenente Alfredo Assunção que conduz 2 civis até junto dele: o Diretor dos Serviços de Informação da Secretaria de Estado da Informação e Turismo e o Secretário do Secretário de Estado da Informação e Turismo que se dizem portadores de uma mensagem do general Spínola para Marcelo Caetano.
 
Salgueiro Maia autoriza a entrada dos mensageiros para dialogarem com Marcelo Caetano. Os 2 mensageiros saem do quartel e deslocam-se no jipe do capitão Salgueiro Maia para casa do General António de Spínola. Nunca ali chegariam, uma vez que Spínola já se encontrava a caminho do Carmo.
 
Salgueiro Maia entra no Quartel do carmo. Marcelo Caetano informa-o de que aceita abandonar o poder e pede que a respetiva transmissão seja feita a um oficial-general – a Spínola.

Negociações para a entrega de poderes do Governo de Marcello Caetano aos dirigentes do Movimento do 25 de Abril. 25/04/74 Fotografia nº : 17 Registo nº : 1033 Ficheiro: opm1033.jpg  [www.cd25a.uc.pt]

Multidão e os soldados de Abril, no dia 25 de Abril de 1974, no largo do Carmo, Lisboa. [www.cd25a.uc.pt]

Populares no Largo do Carmo defronte ao quartel da GNR onde se refugiou o Presidente do Conselho durante a revolução dos Cravos PRT LISBOA LUSA © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.